Tipos de Caspa - Dra Natacha Haddad

Presente não somente nos homens, mas também em 39% das mulheres, as caspas acabam incomodando muita gente com os seus floquinhos. Mas, você sabe ao certo o que são as caspas e como conseguir tratá-las?

Mesmo sendo um problema comum em muitas pessoas, a grande maioria não sabe ao certo o que elas são e muito menos como fazer para tratá-las, por isso, ao pensar mais sobre esse assunto resolvemos disseminar um pouco mais sobre as caspas, lhe auxiliando a como combater essas terríveis casquinhas.

Saiba o que são as caspas

A pele do nosso couro cabeludo, normalmente tende a eliminar através de descamação as células velhas, as quais, acabam dando lugar a outras novas. Tais células são tão minúsculas que esse processo nem chega a ser percebido. Entretanto, quando ocorre uma dermatite (inflamação da pele) do nosso couro cabeludo, a pessoa começa a perder escamas da pele através de flocos brancos, os quais são denominados como capas.

Costuma-se chamar a mesma de dermatite seborreica, porém, ao contrário do que muitos imaginam a caspas e a dermatite não são a mesma coisa. A dermatite é úmida e possui mais gravidade do que a caspa, podendo afetar também o rosto, barba, sobrancelhas, nariz, região atrás das orelhas, dobras da pele, costas e região entre os seios em casos mais intensos.

Já a caspa, existem dois tipos: a seca, normalmente formada por minúsculas películas que tendem a empoeirarem os ombros e pescoço e a caspa gordurosa, causada por escamas com sebo que são aderentes ao couro cabeludo.

De modo geral, saber o que são as caspas é algo importante para determinar a causa e a solução de seu problema, pois a mesma é uma manifestação mínima da temida dermatite seborreica, embora possa vir a provocar queda de cabelos, além disso, a caspa atinge tanto homens quanto mulheres e cabelos secos ou oleosos (porém, os oleosos acabam colaborando mais para a sua aparição).

Quais são as causas da ocorrência das caspas?

Mesmo sendo muito comum e muito conhecida, pouco se sabe sobre as causas definitivas do surgimento das caspas. Segundo estudos realizados, sabe-se que as caspas tendem a ter várias causas desencadeadoras além de uma maior susceptibilidade genética. As possíveis causas podem ser:

• Estresse;
• Alterações hormonais;
• Clima muito seco;
• Mudanças muito bruscas de temperatura.

Vale ressaltar que após estabelecidas, as caspas acabam atraindo os fungos (Malassezia Globosa), o que complica ainda mais a situação.

Tratamentos para caspas

Infelizmente as caspas ainda não possuem uma cura definitiva, porém, podem ser controladas e para isso existem diversos shampoos anticaspa que possuem princípios ativos que buscam diminuí-las.

Os mais utilizados possuem em sua composição selênio, zinco, cetocozonol, ácido salicílico, alcatrão e muitos outros. Caso a sua descamação seja muito forte, a Dra. Natacha Haddad recomenda buscar a dermatologista para o uso de medicamentos orais específicos para cada caso.

Agora, após entender um pouco mais sobre o que são caspas, bem como realizar seus tratamentos, que tal começar a cuidar de seu couro cabeludo e diminuir suas caspas?

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.