Com a chegada do inverno a nossa pele tende a ressecar e é necessário maior atenção para sua devida hidratação. Durante esse período do ano, é difícil notar a perda de água do corpo, e essa água precisa ser reposta de alguma maneira. Durante o inverno o clima fica mais seco e o vento frio induz a perda de umidade do corpo. É também natural durante esta época, a redução na quantidade de água ingerida, que acaba refletindo na textura da pele, mãos, corpo, lábios e cabelo. Além da recomendação para a manutenção da ingestão contínua de água durante o dia, a hidratação da pele no inverno pode ser feita com o auxílio de gel, loções, cremes ou óleos.

Hidratação da pele no inverno

Durante o combate ao ressecamento da pele na estação mais fria do ano, prioritariamente é necessário que você identifique o seu tipo de pele, pois existem produtos específicos para cada tipo, com composições específicas e adequadas a cada uma, cuja eficiência pode variar caso não seja o produto adequado. Nas áreas que sofrem mais com o ressecamento, podem ser aplicadas quantidades maiores, como nos cotovelos, joelhos, mãos e pés, e em quantidades menores na pele do rosto por exemplo. Depois de identificado o seu tipo de pele, é preciso estar atento aos tipos de produtos que irá utilizar.

Efeitos do ressecamento da pele no inverno

Com a falta de hidratação da pele no inverno, a principal consequência é seu ressecamento. Além dessa característica, no inverno a pele tende a ficar mais vulnerável a alergias, devido à perda de proteção nesses dias mais frios.

Para combater as agressões do clima frio na pela, a hidratação deve ser bem conduzida para evitar:

  • Coceiras que podem vir acompanhadas de hipersensibilidade durante os dias mais frios, além da descamação da pele. A coceira intensa ainda pode provocar o surgimento de outras infecções por bactérias ou fungos.

  • Dermatite Atópica também é comum no inverno, onde ocorre o surgimento de manchas ásperas acompanhadas de coceiras

  • Urticária ao frio aparece em forma de manifestações alérgicas, podendo ser localizada ou generalizada. Podem surgir pápulas, placas, edermas, eritemas e prurido intenso em todo o corpo. Consulte seu dermatologista se este for o caso

Tipos de produtos para hidratação da pele no inverno

O mercado de produtos existentes são variados, e existem produtos específicos para cada parte da pele no corpo. Depois de ter identificado o seu tipo de pele, avalie as partes do corpo que mais sentem o ressecamento no inverno.

A pele dos lábios perde dez vezes mais umidade do que a de outras partes do corpo, e é muito importante mantê-la hidratada. Procure usar produtos produzidos a base de manteiga vegetal e cera de abelha, que ajudam a hidratar e cicatrizar feridas. Os hidratantes, ou protetores labiais, formam uma camada protetora sobre os lábios, protegendo-os das agressões do clima. Para uma melhor eficácia, utilize a cada hora. Além disso, esses produtos costumam conter em sua composição algum fator de proteção solar, com ação hidratante e que protege os lábios ao mesmo tempo.

O ressecamento das mãos no inverno é muito comum, apresentando características ásperas e ressecadas, podendo muitas vezes surgir rachaduras e até pequenos cortes. Geralmente a pele das mãos está em contato com substâncias químicas que podem agravar o ressecamento no inverno. Na época de frio, as mãos devem ser hidratadas com maior frequência durante o dia, devendo ser reaplicada várias vezes todos os dias. O filtro solar é fundamental mesmo no inverno para prevenir o envelhecimento precoce da pele e as manchas senis.

No frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas ficam menos produtivas, o que causa a falta de lubricidade natural da pele. Durante o inverno, use as  espumas de limpeza, que são menos agressivas. Água termal é uma boa pedida. Borrife o produto ao longo do dia. Ele vai manter a hidratação e ainda nutrir a pele do rosto.

Para quem possuí a pele do rosto oleosa e tem alguma restrição quanto ao uso dos cremes, é recomendada a utilização de hidratantes faciais tipo “oil-free”, ou seja, hidratam sem excesso de óleo e com componentes que não provocam acne ou oleosidade extra. Aplique o hidratante facial logo após lavar o rosto, pois os poros estão mais dilatados, facilitando a penetração dos princípios ativos dos produtos.

Durante o inverno, a transpiração corporal reduz assim como a umidade do ar. Além disso, no clima frio é comum aumentarmos a temperatura dos banhos, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.  As chamadas manteigas corporais são mais eficientes para essa época.

Possuí baixo poder de hidratação, porém ele ajuda muito nessa época. Suas partículas são muito grandes e não conseguem penetrar na pele, formando uma película sobre a pele. A água perdida pelos poros durante o dia não atravessa completamente essa película e fica retida na pele. Essa é uma forma de hidratação secundária. O óleo, por formar esta película de proteção na pele, mantém hidratadas aquelas peles que já estão hidratadas. Se a pele estiver ressecada, é indispensável a hidratação por meio da alimentação, ingestão de água e aplicação de cremes que possuam ativos hidratantes ou nutritivos.

Foram feitos para usar com a pele ainda molhada, sem enxaguar, são rapidamente absorvidos, por isso são apropriados para a hidratação da pele no inverno. O ponto negativo é que eles formam uma película protetora que retém a água, que dificulta a penetração dos demais cosméticos aplicados posteriormente. Quem tem a pele seca deve evitar este tipo de produto. Nesses casos é necessária uma hidratação ativa, que será feita através da ingestão de água e de uma alimentação equilibrada, somando ainda a utilização de hidratantes comuns, utilizados após o banho.

O cabelo também sofre com a ação do frio, muito devido as altas temperaturas da água no banho. A água quente retira o óleo do couro cabeludo, deixando os fios desidratados. Devido a ausência de oleosidade, o organismo entende que deve produzir mais, o que pode deixar os cabelos oleosos. É importante que os cabelos sejam lavados com água morna e que o secador seja usado sempre em parceria com um creme termoativado, que vai formar uma película protetora para proteger os fios. Fazer hidratações semanais nessa época ajudam a manter os fios saudáveis e hidratados.

Dicas para hidratação da pele no inverno

  • Evite banhos muito quentes e demorados

  • Beba muita água para evitar que a pele se resseque com facilidade, além de controlar o consumo de alimentos gordurosos e consumir bastante frutas, legumes e verduras durante o inverno.

  • Escolha os sabonetes emolientes e suaves para deixar a pele bem cuidada e hidratada.

  • Use os cremes hidratantes, aplicando sempre após o banho para melhor absorção da pele

  • Evite utilizar buchas ásperas que agridem a pele

  • Opte por usar toalhas macias

  • Locais que possuem ar condicionado potencializam o ressecamento da pele

  • Utilize luvas de borracha quando em contato com produtos de limpeza

  • Os hidratantes específicos para o seu tipo de pele reterão a água necessária nas células, deixando a sua pele sempre bem hidratada. Dessa forma, seja no inverno ou no verão, a sua pele ficará sempre bonita, macia e saudável

  • Lave o rosto com água fria, duas vezes ao dia.

  • Use protetor solar. No inverno a radiação ainda está presente, mesmo que seja menor do que no verão, e pode provocar queimaduras e até câncer de pele. Você pode usar mais vezes ao dia para hidratar o rosto.

  • A água termal pode ajudar a hidratar o rosto

  • Para os lábios, joelhos, cotovelos e calcanhares aposte em pomadas. Elas são mais espessas e ficam na superfície por mais tempo.

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.