Sardas - Dra. Natacha Haddad

Muitas pessoas possuem as famosas sardas, as quais por sua vez são consideradas uma característica um tanto quanto peculiar que se tornou motivo de charme para muitos.

Porém, mesmo sendo algo fácil de se identificar, a grande maioria não sabe ao certo o que essas manchinhas são, como elas podem surgir e como poder prevenir o seu aumento na pele, principalmente na região do rosto. Por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre esse assunto que pode ser um incomodo para uns e ser um certo charme para outros.

O que são as sardas?

As sardas nada mais são do que pequenas manchinhas da cor castanho escuro que normalmente surgem na pele do rosto, mãos, costas e braços de algumas pessoas.

Elas são comuns em peles mais claras e ruivas que sofrem de uma influência maior da herança familiar. Muitos não se incomodam com a sua presença e até mesmo gostam, já em outros casos, elas podem ser um verdadeiro incomodo e por isso, existem diversas possibilidades de tratamentos para aqueles que não se sentem bem com as famosas manchinhas.

Quais as principais causas das sardas?

As sardas são causadas por um aumento de melanina (pigmento responsável por dar a cor a pele) e possuem uma tendência familiar hereditária bem forte. Segundo pesquisas realizadas com gêmeos idênticos, encontraram uma grande similaridade entre o número total de sardas em cada um deles, o que confirma ainda mais a questão genética.

Além disso, uma alta exposição a luz solar também pode aumentar a aparência de suas sardas, por isso, fique atento com o sol.

Como conseguir prevenir as sardas?

O fato de serem em grande parte genética, faz com que a prevenção contra as sardas seja apenas um modo para evitar como que suas manchinhas aumentem ou escureçam, sendo assim, sempre que possível utilize diariamente protetor solar de alta proteção UVA e UVB e evite uma grande exposição ao sol, pois assim, elas tendem a clarear de modo gradativo.

Além disso, o uso de peelings superficiais também podem acelerar o processo de clareamento dessas manchas, vindo a diminui-las de um modo bem significativo.

Entretanto, se você realmente se incomoda com as suas sardas, a Dra. Natacha Haddad recomenda que procure a dermatologista e confira alguns tipos de tratamentos que podem auxiliar em sua remoção, caso contrário, saiba que essas manchinhas são características muito charmosas e que não irão causar nenhum malefício para sua saúde, pois ao contrário do que alguns imaginam, elas não são uma doença.

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.