Os cuidados com a pele são essenciais para quem quer manter uma aparência bonita e saudável, no entanto quais os tratamentos e hábitos que são realmente eficazes. Nesse artigo a Dra. Natacha Haddad traz 7 mitos e verdades sobre os cuidados com a pele.
Ouvimos muitas estórias sobre os cuidados com a pele e algumas delas são simplesmente mitos disseminados a tantas pessoas, que muitos passaram a crer que são verdades. Antes de adotar qualquer medida, hábito ou tratamento para sua pele, não se esqueça que é muito importante procurar um dermatologista, evitando qualquer transtornos desnecessário.
1 – É necessário beber muita água para a pele não ressecar?
VERDADE. A água sem dúvidas é muito importante para os cuidados com a pele, e é a melhor maneira de combater o ressecamento da nossa “roupagem” natural. Juntamente com a hidratação pela ingestão de água, é preciso reduzir a exposição da pele aos locais com pouca umidade, com ventos fortes, calor seco, álcool ou banhos quentes e demorados. Para maior eficácia com os cuidados da pele, vale ainda incluir alimentos que auxiliam nessa hidratação da pele, podendo ingerir salmão, azeite e nozes na sua dieta. Outra dica fundamental é escolher sabonetes hidratantes com óleos específicos para a pele seca e usar um bom creme hidratante.
2 – Quanto mais denso o creme hidratante, melhor para hidratar a pele?
MITO. Não é o fato do creme ser encorpado que significa que irá ter uma melhor hidratação, mas sim a substância hidratante em sua composição, aliada ao produto escolhido, se creme, loção, pomada, etc. Por exemplo, a ureia é uma substância com alto poder de hidratação, independentemente do creme ser mais ou menos encorpado.
3 – Os cremes anti-idade só devem ser usados após o aparecimento das primeiras rugas?
MITO. Ao contrário do que a maioria pensa em relação aos cuidados com a pele, o creme anti-idade deve ser iniciado antes do aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento, prevenindo e postergando assim o aparecimento das primeiras rugas. Para que esse sinais tardem ainda mais a aparecerem, é importante buscar tratamentos que estimulam a produção de colágeno.
4 – A pele oleosa também precisa ser hidratada?
VERDADE. Certos produtos a base de óleos ajudam a reduzir a quantidade de sebo produzida pela pele. Pular o passo da hidratação na limpeza da pele irá fazer com que ela produza ainda mais sebo. O correto a fazer é escolher o hidratante ideal para cada tipo de pele. Para as oleosas, são indicados cremes hidratantes sem óleo.
5 – O sabonete ajuda a eliminar a acne da pele?
MITO. Usar sabonete no rosto para eliminar a acne definitivamente não surtirá eficácia. Ao aumentar a frequência de lavadas no rosto, pode ocorrer a eliminação de óleos naturais produzidos pela pele, resultando em efeito contrário e aumentando a possibilidade de aparecerem espinhas. A melhor maneira de combater o acne é lavando o rosto de forma suave utilizando um gel de limpeza, aplicando posteriormente um gel específico para acnes. Os géis de limpeza são muito eficazes no combate à proliferação de infecções cutâneas, como a acne.
6 – Quanto maior o FPS do produto, mais protegida está a pele?
VERDADE. Os raios ultravioletas (UVA e UVB) possuem diferenças de penetração na pele e intensidades diferentes no processo de envelhecimento. O que realmente importa nos protetores solares é se eles protegem a pele desses raios, sendo este fato determinante para a escolha do FPS (Fator de proteção solar).
7 – Raspar a barba prejudica a pele?
MITO. Na verdade o ato de raspar a barba em si não é danoso à pele, mas alguns cuidados são necessários. Fazer a barba durante o banho é a melhor forma, lavando o rosto com água morna e sabonete neutro. Obviamente que a lâmina deve ser de qualidade, e que o fio corte apenas os pelos faciais, com a ajuda do mousse de barbear para um deslizar rente à pele.
Outros cuidados com a pele recomendados
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é importante ainda tomar os seguintes cuidados com a pele:
- Higiene
A higiene da pele é de extrema importância, para mante-la limpa dos poluentes em geral e também para a remoção de agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia. Para a pele do rosto também a higiene é muito importante, sendo recomendada sua limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele do rosto leva à oclusão dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. - Hidratação
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil free, à base de água e que não aumenta a oleosidade. Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada.
- Evitar exposição excessiva ao sol;
- Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras;
- Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno;
- Evitar realizar esfoliações excessivas na pele;
- Proteção Solar.
Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.
Deixar um comentário