TIPOS DE PELE E TODAS AS SUAS CARACTERÍSTICAS

Cada diferente tipo de pele requer diferentes tratamentos e cuidados

Tipos de Pele - Dra Natacha Haddad

Toda mulher que é um pouco mais vaidosa sabe que alguns cuidados com a pele são mais do que essenciais para que todos os esforços em prol da aparência, realmente possam valer a pena. Mas, você sabia que existem tipos de pele diferentes? Caso sua resposta seja não, fique tranquila, pois é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

O que não faltam são produtos cosméticos, dicas e procedimentos estéticos capazes de deixá-la com a aparência bem mais jovem, livre de espinhas, cravos, marcas de expressão ou até mesmo rugas, certo? Entretanto, para que todos estes esforçam possam ser direcionados corretamente, é importante saber qual é o seu tipo de pele.

Isso mesmo! Cada um dos tipos de pele é capaz de apresentar diferentes caraterísticas, as quais, devem sempre serem levadas em conta para poder receber um resultado eficaz aliado aos melhores tratamentos disponíveis. Caso contrário, tais resultados podem não ser satisfatórios e até mesmo piorarem o seu problema.

Quer saber como conseguir identificar o seu tipo de pele para poder cuidar dela adequadamente? Então, confira logo abaixo!

Os principais tipos de pele: veja qual é a sua

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais tipos de pele são: oleosa, normal, seca e mista, sendo assim, confira agora mesmo suas principais características:

Pele Oleosa

Esse tipo de pele é caracterizado por uma maior produção de sebo. A mesma tende a apresentar poros mais dilatados devido a excessiva oleosidade, além de uma maior probabilidade de cravos, acne e espinhas. Assim como a pele seca, ela também pode vir a ficar oleosa devido a alterações ambientais ou hormonais.

Pele normal

Esse é o tipo de pele menos frequente de se encontrar. A mesma apresenta uma textura saudável, aveludada, com taxas de gordura natural e boa elasticidade. Elas também apresentam poros menores e pouco visíveis, além de um aspecto rosado e pequena propensão para o aparecimento de manchas e espinhas.

Pele seca

Para estes tipos de pele, os poros são pouco visíveis e ela possui pequena luminosidade. Suas principais características são:

• Vermelhidão;
• Perda de agua em excesso;
• Propensão para descamação;
• Aparecimento de fissuras e pequenas rugas.

Vale ressaltar que o ressecamento da pele pode ser causado por fatores hormonais, genéticos e até mesmo condições ambientais.

Pele mista

Trata-se de um tipo de pele considerada mais comum. A mesma é caracterizada por seus poros dilatados e uma aparência naquilo que denominados da famosa zona T (testa, queixo e nariz) e a pele mais seca em algumas extremidades além da zona, como as bochechas por exemplo.

Ela também possui uma espessura bem mais fina, o que a deixa mais suscetível ao aparecimento de rugas, envelhecimento precoce e descamações em geral.

Um pouco sobre a pele sensível

Embora ela não conste na classificação determinada através da Sociedade Brasileira de Dermatologia, também há uma classificação de pele sensível.

A mesma trata-se de uma pele bem irritável, sensível e que fica facilmente com um tom mais avermelhado, vindo a apresentar manchas, coceiras, ardores e uma sensação de picada após o uso de novos produtos cosméticos, bem como uma exposição prolongada ao sol, vento e frio.

Agora, após conhecer um pouco mais sobre os tipos de pele, você está mais do que pronta para poder determinar quais as formas de tratamentos e produtos que irão lhe garantir resultados eficazes sem prejudicar sua pele.

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA AVALIAÇÃO.