Melasma são manchas escuras ou acastanhadas que aparecem comumente na face mas também nos braços e colo. É uma condição que causa grande incomodo e afeta a alta estima. Atinge principalmente mulheres, na faixa de 30 anos, mas pode atingir também homens.
Quais as causas do Melasma?
Não há uma causa definida para o surgimento do Melasma, mas muitas vezes esta condição está relacionada a exposição solar, e alterações hormonais (uso de anticoncepcionais e a gravidez) são fatores que podem contribuir para o seu aparecimento, além do fator da herança genética.
Um outro fator desencadeante do Melasma é a exposição à luz Ultravioleta e mesmo à luz visível, também influencia no surgimento desta condição.
O uso de protetor solar é fundamental, protegendo a pele dos raios ultra violetas e também da luz visível.
Quais os sintomas do Melasma?
Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (o chamado “buço”) e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes as pessoas relacionam o surgimento da mancha ao uso de algum creme, um procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas todas essas possibilidades são apenas “mitos”, não comprovados cientificamente.
Quais os tratamentos?
O Dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar o Melasma. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção contra os raios UVA e UVB. Procure um protetor solar com essa proteção, pois vai proteger também contra a luz visível. Uso de filtros ajuda a estabilizar os benefícios obtidos com o conjunto de medidas descritas aqui.
O uso de medicamentos tópicos, com base na hidroquinona, ácido azelaico e ácido glicólico, são procedimentos para o clareamento. Estando em tratamento constante com o uso de cremes tópicos.
É importante salientar entretanto que o tratamento do Melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
Além dos cuidados e prevenção em casa, Dra. Natacha Haddad destaca que no consultório pode ser potencializado os resultados com a realização de pellings químicos, para clarear a pele de forma gradual e até mais rapidamente do que os cremes. Existem diversos tipos de pellings: alguns mais superficiais e outro mais profundos da pele. O dermatologista pode auxiliar na escolha do procedimento adequado.
Ainda tem como opção o uso do Dermaroller e aplicação de laser CO2, sendo estes 2 últimos procedimentos com aplicação de drug delivery na sequência utilizando produtos clareadores.
Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.
Quando a mancha e clara e também melasma ,?