Os termos “Low Poo” e “No Poo” podem se desconhecidos para muitas pessoas, mas vêm se tornando mais popular a cada dia. Para manter a higiene de nossos cabelos e para alguns tipos de tratamentos capilares, geralmente são utilizados os xampus, ou o termo em inglês “shampoo”. Essas técnicas de cuidados e tratamentos para os cabelos, abordam o pouco uso de xampu (no caso o “Low Poo“), ou ainda o tratamento sem o uso de xampu, o “No Poo“. O objetivo dessa técnica é higienizar e tratar os cabelos de maneira suave ou menos agressiva, excluindo ou diminuindo o uso de químicos como sulfatos, petrolatos, entre outros.
Qual a vantagem de usar a técnica Low Poo ao invés do xampu comum?
Existe um mito que narra que quanto mais espuma o xampu fizer, melhor, pois acredita-se que a limpeza do cabelo é mais eficaz, o que não é verdade. Os xampus comuns são ricos em sulfatos e petrolatos, que são substâncias químicas com propriedades de limpeza e que produzem espuma. Os xampus comuns realmente foram feitos para limpar, no entanto, os sulfatos removem os nutrientes que a oleosidade carrega consigo para os fios, deixando-os fracos, ressecados e quebradiços.
A situação é ainda pior no caso de cabelos cacheados, por conta da estrutura curvada que impede a progressão do óleo até a ponta dos fios.
Os xampus tradicionais acabam por remover também a proteção lipídica, que é a oleosidade natural dos fios e couro cabeludo. Isso causa ressecamento e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais gordura, aumentando assim a oleosidade.
Com a técnica do Low Poo, é utilizado um produto cuja as substâncias são mais leves e menos agressivas às fibras capilares. As bases da composição do Low Poo normalmente tem origem natural, como coco, açaí, macadâmia, camomila, e o anfótero, que limpa o couro cabeludo sem sensibilizá-lo.
E o “No Poo”?
Como essa técnica não indica nenhum tipo de xampu, deve ser pensada junto a sua dermatologista, já que pode provocar bactérias e fungos no cabelo. No caso do “No Poo”, o uso fica restrito apenas para condicionadores sem silicones insolúveis e sem as substâncias de sulfato e petrolatos. A limpeza é fundamental para retirar o sebo da raiz, que, sem higienização pode provocar feridas, caspa, dermatite, seborreia e até psoríase.
Em ambas as técnicas, uma das consequências é que o cabelo fica menos oleoso e assim pode chegar a não ter a necessidade de lavagem, diminuindo sua frequência ao longo do tempo.
Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.
Deixar um comentário