Muito conhecida como eczema atópica, a famosa dermatite atópica é um dos tipos de dermatite mais comuns. A mesma é definida como uma doença crônica de pele que tende a apresentar erupções que coçam muito e desenvolvem a formação de crostas, cujo o surgimento acaba sendo mais comum na parte de trás dos joelhos e as dobras dos braços.
Além disso, a dermatite atópica também pode vir acompanhada de rinite alérgica ou asma e ao contrário do que muitos imaginam, por mais comum que seja essa doença, muitas pessoas ainda desconhecem as suas causas e tratamentos e é exatamente sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.
Causas da dermatite atópica
Pode-se dizer que a causa exata dessa dermatite ainda é algo desconhecido, mas muitos médicos acreditam que existe uma combinação de pele seca e irritável com o mau funcionamento do sistema imunológico do corpo, como umas das causas mais prováveis.
A grande maioria dos especialistas também alegam que essa dermatite atópica possua uma ligação genética, deste modo, as causas desse tipo de eczema podem estar atreladas as causas de rinite alérgica e asma.
Porém, ao possuir uma manifestação clínica mais variável, nem todas as pessoas com essa dermatite acabam apresentando a rinite ou a asma, assim como, nem todas as pessoas que possuem essas doenças desenvolvem a dermatite atópica.
Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento dessa dermatite, que incluem:
• Pele seca;
• Exposição à água;
• Alergia ao mofo, pólen, animais ou ácaros;
• Contato com materiais mas ásperos;
• Estresse;
• Corantes ou fragrâncias adicionais aos sabonetes e loções.
Tratamentos para a dermatite atópica
De modo geral, o tratamento é a hidratação da pele, que protege a barreira cutânea da pele. Caso a irritação persista, a Dra. Natacha Haddad recomenda que procure a dermatologista, para avaliar o tratamento à base de medicamentos anti-histamínicos, os quais, podem ajudar com a redução da coceira que acompanha outros sintomas da doença.
Porém, a grande maioria das causas dessa dermatite podem ser tratadas com medicamentos tópicos (aqueles colocados diretamente sobre a pele ou couro cabeludo do paciente).
De qualquer modo, sempre que possível consulte sua dermatologista para ter plena certeza de qual medicamento tomar ou passar, pois a dermatite atópica pode ser controlada desde que realizado o tratamento adequado e correto.
Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.
Deixar um comentário