Com o passar dos anos o corpo sofre mudanças. Uma delas é a flacidez. Essa flacidez é ocasionada pela perda do colágeno produzido pelo corpo.
O que é o colágeno?
O colágeno é um tipo de proteína, que está presente em todas as estruturas do corpo humano desde a pele, os ossos e órgãos. Ele representa 25% de toda proteína do corpo humano. Ele tem a função de dar estrutura para todo o organismo. É produzido pelo organismo desde o nosso nascimento, tem como principal objetivo dar sustentação e estruturação a pele, além de sustentação das células, ou seja, mantê-las unidas.
Como ocorre a diminuição do colágeno no corpo?
A partir dos 30 anos de idade a produção natural do colágeno começa a diminuir, e acontece uma diminuição gradativa de 1% ao ano na produção da proteína pelo corpo. Durante os 10 primeiros anos da menopausa essa perda de colágeno chega a 2% ao ano e, após a menopausa, devido as mudanças hormonais, pode chegar a 65% de perda de todo o colágeno do corpo. A consequência disso é o envelhecimento da pele, fragilidade dos cabelos e unhas e desgaste das articulações.
Por conta disso é importante fazer a suplementação e contar com a ajuda de alguns procedimentos estéticos para auxiliar a combater a perda do colágeno.
Alimentos que auxiliam na produção de colágeno
Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo é importante consumir alimentos que contenham vitamina C e E, além de minerais como o zinco. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas ajudam a sintetizar a proteína para que ocorra a transformação em colágeno. Frutas vermelhas ainda são boas alternativas, já que, por agirem como antioxidantes naturais, combatem o envelhecimento do organismo e ajudam a prevenir a carência da proteína.
As carnes (vermelha, frango e peixe) são ricas em vitaminas do complexo B, e por serem proteínas, também estimulam o corpo a produzir colágeno.
Vale ainda investir em vegetais verdes, pois são ricos em ácido fólico, um nutriente importante na replicação celular que ajuda a formar o colágeno no corpo. Outra maneira simples de garantir a proteína através da alimentação é ingerir gelatina, afinal, além de não atrapalhar a dieta, é uma sobremesa rica em colágeno.
Tratamentos que auxiliam na produçãp do colágeno
No consultório, a Dra. Natacha Haddad realiza os preenchedores faciais que são uma excelente opção para auxiliar na perda da flacidez ocasionada pela diminuição do colágeno no nosso organismo. As substâncias injetadas podem ser o ácido hialurônico, Sculptra e Radiesse – sendo que estes 2 últimos mesmo após reabsorvido pelo organismos, em média no período de 18-24 meses de duração, eles continuam estimulando a produção de colágeno no organismo.
Ainda em consultório, podem ser realizado o procedimento de DermaRoller que estimula a produção de colágeno na pele.
Em casa, pode ser realizada esfoliação facial com frequência pois ajuda a eliminar as células mortas da pele, contribuindo para a regeneração das novas e ainda estimula a produção de colágeno.
Diariamente, depois de higienizar bem a pele e retirar completamente a maquiagem antes de dormir, vale investir em cremes de uso tópico que também combatem o envelhecimento precoce. Na hora de escolher o cosmético, a Dra. Natasha Hadad indica que procure os que são ricos em colágeno, retinol e vitamina C e lembre-se sempre de priorizar áreas propensas à formação de rugas, como região dos olhos e contorno da boca.
O que previne a perda de colágeno
A perda do colágeno pode ser prevenida, segundo orientações da dermatologista Dra. Nathacha Haddad, é importante tomar os seguintes cuidados:
– Aplicação de cremes de uso tópicos;
– Pratica de atividade física regular;
– Bons hábitos alimentares;
– Ingestão adequada de alimentos fonte de vitamina C.
Benefícios de ter o colágeno em dia
Quando o colágeno está com a produção em dia, o organismo resulta da seguinte maneira são:
– Cabelos mais bonitos;
– Unhas mais fortes;
– Evita o envelhecimento da pele;
– Evita flacidez dos músculos;
– Diminui a perda óssea;
– Diminui fragilidade das cartilagens.
Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.
Deixar um comentário