Acne - Dra. Natacha Haddad

Saber o que causa acne é algo mais do que fundamental para poder realizar um tratamento adequado, pois ao contrário do que muitos imaginam as acnes não são todas iguais, pois há motivos genéticos que acabam desencadeando ao aparecimento de cravos e espinhas, assim como fatores ambientais e hábitos alimentares.

A acne juvenil ou vulgar é umas das doenças de pele consideradas mais comuns no mundo todo. Atualmente, estima-se que 85% dos adolescentes apresentam algum grau de acne.

Além disso, apesar da mesma ser mais comum durante a adolescência, até 10% das pessoas que possuem mais de 50 anos também se queixam da presença de espinhas e cravos.

Mesmo causando poucas complicações, de modo geral a acne (principalmente a facial) em seus casos mais graves é capaz de causar estragos na autoestima e até mesmo na vida social de muitos jovens, e a falta de um tratamento adequado pode deixar cicatrizes e manchas inestéticas.

Estima-se que 85% dos adolescentes apresentam algum grau de acne

85%

Dos jovens

10%

Acima de 50 anos

O que causa a acne em muitas pessoas?

As alterações hormonais são um dos principais motivos pela estimulação das glândulas sebáceas e da formação do comedão, com isso, podemos dizer que fatores genéticos podem contribuir diretamente para definir as pessoas que apresentam uma menor ou maior reação a esse tipo de estímulo hormonal.

Portanto, não é estranho grávidas e adolescentes apresentarem flutuações hormonais por alterações realizadas com o uso de anticoncepcional, usuários de esteroides e mulheres com ovário policístico possuírem um risco bem maior de se desenvolver a acne.

Deste modo, saber o que causa a acne é algo extremamente importante, pois com isso, você terá plena consciência de que fatores como:

• Drogas como corticoides (cortisona);
• Substância a base de óleo e determinados tipos de cosméticos;
• Excesso do uso de maquiagem;
• Suor e muitos outros;

Os fatores citados acima são responsáveis por desenvolverem a acne em sua pele, por isso, tome cuidado com eles e fique sempre atento.

Tratamentos contra acne

Após saber um pouco mais sobre o que causa acne, que tal conferir alguns tipos de prevenções? Vejamos algumas medidas gerais contra as acnes:

  • Evite espremer os seus cravos e espinhas
  • Lave todos os dias o seu rosto com produtos específicos para a acne
  • Caso esteja tratando acne com medicamentos, evite a exposição solar
  • Tome banho após realizar exercícios físicos
  • Tenha uma boa alimentação
  • Não durma sem remover a maquiagem

Todas essas dicas mencionadas acima são para casos comuns de acne, mas, se a sua situação for mais grave e suas acnes persistirem de modo que lhe desagrade, a Dra. Natacha Haddad recomenda que procure a dermatologista para melhor indicação para o tratamento correto para o seu tipo de pele, podendo ser através de cremes, ácidos, sabonetes e até mesmo remédios orais.

Agora, após saber um pouco mais sobre o que causa acne, bem como os seus tratamentos, comece a cuidar de sua pele e faça uso dos produtos corretos, assim, ela sempre se manterá livre de acnes, hidratada e acima de tudo, saudável.

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.