Com o avançar da idade, a camada de gordura das mãos se torna fina, flácida e translúcida. Isso contribui para uma aparência mais enrugada e deixando salientes os ossos e veias. Essas saliências costumam chamar a atenção de quem vê e essa aparência incomoda homens e mulheres. O rejuvenescimento das mãos é um procedimento que restabelece a boa aparência das mãos, através de técnicas específicas de preenchimento.
O ENVELHECIMENTO DAS MÃOS
O processo de envelhecimento é inevitável e as mãos tendem a denunciar este processo. Além do impacto natural da passagem do tempo, as mãos estão expostas a fatores como o sol, o frio, calor, vento, e umidade. Além disso estão em contato com produtos químicos nocivos, e são muito usadas para fazer atividades domésticas e físicas.
Ao longo dos anos, a pele como um todo tende a reduzir as propriedades de produção de colágeno, o que contribui para que a aparência flácida e envelhecida. No caso das mãos esses sinais acabam sendo mais evidentes do que outras partes do corpo, deixando aparentes as veias e tendões.
Outro sinal de envelhecimento das mãos, são as manchas que surgem a partir de certa idade, e são motivo de incômodo para muitos. Por isso, é extremamente recomendado a utilização do protetor solar para a prevenção do surgimento de tais manchas. A recomendação suplementar óbvia para reforçar a prevenção é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, mantenha as mãos hidratadas, alimentação saudável com antioxidantes, e pratique exercícios físicos para as mãos para manter sua musculatura firme. Tudo isso pode contribuir para manter a pele mais saudável e por mais tempo.
O QUE É O REJUVENESCIMENTO DAS MÃOS?
O Rejuvenescimento das mãos é um termo popular utilizado para tratamentos dermatológicos, que buscam revitalizar a aparência estética das mãos, com o objetivo de devolver o volume perdido e diminuindo os sulcos, rugas e depressões, devolvendo a beleza para as mãos. A maioria dos tratamentos utilizados para o rejuvenescimento das mãos é feito com técnicas de preenchimento e estimuladores de colágeno.
O QUE É O PREENCHIMENTO DAS MÃOS?
O preenchimento das mãos é um procedimento dermatológico estético que consiste na injeção de substâncias orgânicas ou inorgânicas na pele, que restabelece o volume dérmico e subdérmico no local aplicado, amenizando ou mesmo eliminando rugas, sulcos e saliências, que ficaram evidentes devido à diminuição na produção de colágeno e elastina do tecido da pele.
O preenchimento das mãos é um procedimento rápido, que pode ser realizado em consultório do dermatologista, podendo ser utilizado anestesia tópica ou não. Não há necessidade de internação e nem sedação e, o paciente pode voltar às suas atividades normais logo após o término do procedimento. É recomendado seguir as recomendações do seu médico dermatologista, que em geral são evitar a exposição ao calor e luz solar na área aplicada, bem como traumas na região.
Obviamente que o rejuvenescimento das mãos não é um milagre da ciência, e que o processo de envelhecimento continua seu curso natural orgânico, que também pode influenciar no resultado e durabilidade da aplicação.
QUAIS OS TIPOS DE PREENCHEDORES E ESTIMULADORES DE COLÁGENO?
Como dito anteriormente, o rejuvenescimento das mãos pode ser tratado tanto com preenchedores de volume, quanto com estimuladores de colágeno. Os mais conhecidos são:
O PMMA é muito utilizado na Bioplastia. A aplicação dessa substância promove a formação de um tecido que o envolve e o mantém no local, devido a um processo de reação micro-inflamatória. Essa substância não é absorvida pela pele e têm o resultado permanente. No entanto, o PMMA não é o mais utilizado e nem o preferido dos profissionais de dermatologia, pois oferece maior risco de formação de nódulos e granulomas.
O ácido hialurônico é uma substância natural presente em nossa pele, mas que diminui com o processo de envelhecimento, deixando a pele mais fina e flácida. O preenchedor utiliza o ácido hialurônico sintético, compatível com o produzido naturalmente pelo organismo, e trazendo de volta o volume e jovialidade da pele no local aplicado. O ácido hialurônico é absorvido pela pele e possuí resultados temporários, devendo ser reaplicado de tempos em tempos.
No caso do ácido hialurônico, os resultados do preenchimento são imediatos.
O Radiesse é um estimulador de colágeno, mas que pode ter ação preenchedora com resultados semi-permanentes, tendo seus efeitos mais duradouros do que o preenchimento com o ácido hialurônico.
O Radiesse tem um efeito imediato, mas que diminui um pouco nos 3 primeiros meses e depois volta a aumentar com a produção de colágeno. Na prática, o efeito imediato é o que ficará no longo prazo.
O Sculptra também é um estimulador de colágeno e é injetado na pele para estimular o organismo a formar novas fibras de colágeno, promovendo melhora da flacidez da pele e também promovendo o preenchimento e o rejuvenescimento das mãos.
O Sculptra, são necessária, 2 a 3 sessões, dependendo da indicação do dermatologista, os efeitos começam a aparecer em aproximadamente 2 semanas após a segunda sessão.
QUEM PODE FAZER O REJUVENESCIMENTO DAS MÃOS?
Não há restrição a quem pode realizar o procedimento. No entanto, é salutar que deva ser realizado somente sob os cuidados de um médico dermatologista qualificado e devidamente registrado nos órgãos que regulamentam a profissão. A Dra. Natacha Haddad fica a disposição para atendê-las.
Para manter a aparência das mãos mais jovens, use protetor solar diariamente, cuide da alimentação e mantenha um estilo de vida saudável. A idade é implacável, e se os sinais em suas mãos te incomodarem, consulte sua dermatologista para saber quais são os tratamentos adequados para o seu caso em específico.
Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.
Boa tarde,eu sei que dentistas fazem aplicação de acido oxicolico,e gostaria de saber se eles tbm pode aplicar colageno e acido hialuronico,
pois a minha dentista falou pra eu aplicar colageno nas mãos. Isso procede?
Desde já agradeço.