Hiperidrose - Dra. Natacha Haddad

A hiperidrose é o excesso de suor, em uma ou várias partes do corpo, o que pode gerar situações desagradáveis. Esses casos de sudorese excessiva atingem até 1% da população mundial, e por muitas vezes causam constrangimento.

O aumento de sudorese pode aparecer sem causa aparente, em regiões como axilas, nas mãos, nos pés, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo. Apesar de estar muitas vezes relacionado às manifestações emocionais, esse processo de hiperidrose pode ocorrer sem que a pessoa esteja submetida a forte tensão emocional.

A hiperidrose pode atingir tanto homens quanto mulheres e sua manifestação se dá nas mais variadas idades. Apesar de não ser tratada como uma doença, as quantidades de suor geradas por pessoas que apresentam essas condições são extremamente grandes e geram enorme desconforto.

Causas e sintomas da hiperidrose

Quando somos submetidos a atividades que requerem maior esforço ou, às vezes, em condições de exposição ao sol em dias quentes, normalmente a sudorese aumenta, sendo este suor uma normalidade para regular a temperatura corporal.

As glândulas écrinas, presente no corpo humano, que estão concentradas nas axilas, palmas e plantas dos pés, são responsáveis pela regulação da temperatura e quando em excesso de sua secreção, promove a hiperidrose.

A hiperidrose ou excesso de sudorese pode ser desencadeada por alguns fatores, como:

• Medicamentos neurológicos e psiquiátricos;
• Morfina e excesso de hormônios da tireoide;
• Superdosagens de aspirina;
• Falta de hormônios femininos na menopausa;
• Hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue);
• Febre, infecção e administração de antitérmicos.
• Tuberculose, malária e outras infecções.

Apesar da hiperidrose não configurar um problema de saúde grave, o grau de desconforto provocado por essa condição é elevado, sua causa é genética, ou seja, o portador já se nasce com essa tendência.

Tratamentos para Hiperidrose

Para pessoas portadoras de hiperidrose, existem dois eficientes tratamentos que são:

• Simpatectomia: consiste em uma cirurgia feita através de um corte acima da clavícula ou através de uma pequena incisão no tórax, com auxílio de equipamentos de vídeo. Essa técnica consiste em uma alternativa definitiva para cura da hiperidrose.

• Toxina Botulínica: consiste em uma técnica moderna de aplicação da toxina botulínica nas mãos, nas axilas ou em outras regiões, eliminando completamente o suor. O procedimento, que não é definitivo, com o decorrer do tempo, são necessárias reaplicações. Este procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico.

Com isso, a Dra. Natacha Haddad recomenda aos portadores de hiperidrose, que façam uma avaliação médica para definir o melhor tratamento para resolver o excesso de sudorese.

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA CONSULTA.