O PROTETOR SOLAR E A IMPORTÂNCIA DE SEU USO

Em dias ensolarados, mesmo no inverno, é mais do que importante proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol

Protetor Solar - Dra Natacha Haddad

Em dias ensolarados, mesmo no inverno, é mais do que importante proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, tais como envelhecimento precoce, queimaduras e até mesmo o perigo de se desenvolver algum tipo de câncer de pele. Mas, você sabe qual a importância do uso de protetor solar? Caso sua resposta seja não, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que iremos falar.

De modo geral, a utilização de um bom protetor solar no corpo e no rosto pode evitar a maioria dos danos mencionados acima, pois estes produtos são capazes de refletir ou absorver a radiação solar.

Além disso, os protetores solares com um alto fator de proteção (bloqueadores) são os mais indicados, principalmente para pessoas que possuem uma pele muito sensível, que sofrem mais à exposição aos raios UV.

Entretanto, até mesmo as pessoas que não sofrem tanto com os efeitos nocivos do sol devem sempre utilizarem um protetor solar, vindo a evitar diversos problemas futuros.

Entenda um pouco mais sobre a importância do uso de protetor solar

Cada vez mais as pessoas estão conscientes da importância do uso de protetor solar, bem como do perigo que os raios solares podem representar para a saúde da pele.

Embora a fração dos raios UV (ultravioletas) atue sobre as pessoas na grande maioria das vezes de um modo positivo (já que são totalmente indispensáveis para formação da vitamina D), por outro lado eles podem ser extremamente nocivos a pele.

Por isso, para que uma pessoa de pele mais clara possa obter a quantidade ideal de vitamina D, basta ter apenas sete minutos de exposição ao sol em 15% de sua área corporal (um braço, por exemplo), fazendo isso ao menos três vezes por semana.

De modo geral, todas as pequenas exposições do cotidiano acabam sendo suficientes para manterem o status da vitamina D, vindo a evitar o câncer de pele (principalmente para pessoas com a pele bem clara), por isso, um pouquinho de sol por dia não irá lhe fazer mal.

Fatores de proteção: como funcionam

Atualmente no mercado brasileiro o FPS dos protetores solares pode variar de 8 a 50, onde os produtos com fatores mais altos acabam funcionando como bloqueadores, porém, acima do fator 30 (o qual protege a pele em até 97% dos raios UBV) o aumento da proteção é mínimo.

Os filtros solares são produtos que possuem uma capacidade para poder refletir ou absorver os raios solares, sendo assim, o fator de proteção solar é responsável por indicar a quantidade de tempo em que se pode permanecer bem protegido contra os raios solares.

Por exemplo, se a pele sem o uso de nenhuma proteção começa a queima em apenas 10 minutos de exposição ao sol, com o uso de um FPS 10, isso irá demorar 100 minutos, o que vale a uma proteção 10x mais do tempo mencionado.

Modo correto de se utilizar o protetor solar

Após entender um pouco mais sobre a importância do uso de protetor solar, que tal conferir como utiliza-lo do modo correto? Confira logo abaixo as principais dicas:

• Faça uma aplicação abundante e uniforme por todo o corpo que deve anteceder ao menos 30 minutos antes da exposição;
• Faça uma reaplicação frequente (a cada duas horas aplique o protetor solar novamente caso esteja em atividades que demandam uma maior exposição solar).

Confira agora, as dicas para evitar o excesso de exposição:

• Não se esqueça do protetor labial e do uso de óculos escuros.
• Evite a exposição solar em horários de maior insolação (entre 10h e 16:00 h);
• Procure ficar em áreas com sombras em locais com forte insolação;
• Utilize protetores solares com um fator de proteção mais elevado.

Proteger a pele contra o excesso dos raios solares não é algo difícil, por isso, após entender a importância do uso de protetor solar, não deixe de proteger a sua pele e acima de tudo a sua saúde!

Cuide da saúde da sua pele! AGENDE UMA AVALIAÇÃO.